A UFSC recebe a Rede UNA-SUS

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Com uma história de 60 anos, a UFSC tem a “missão de produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico” e para tanto oferece diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Possui cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Os do interior foram instituídos em 2009 com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC), em um processo de expansão da Universidade para outras regiões em Santa Catarina. Exceto Blumenau, que foi criado em 2013.

Cerca de 50 mil pessoas circulam diariamente em seus espaços, entre professores, técnicos-administrativos em Educação, alunos de todos os níveis de ensino e comunidade externa. Segundo dados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) são mais de 5.600 servidores (2.495 docentes e 3.129 técnicos-administrativos em Educação), 1.190 alunos da educação básica, em torno de 30 mil matriculados em 120 cursos de graduação (107 presenciais e 13 a distância) e supera 8 mil estudantes nos cursos stricto sensu (65 mestrados acadêmicos e 21 profissionais, e 56 doutorados), e 2 mil nos lato sensu (sete especializações). Na última avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduações, realizada pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), foram conceituados com notas 6 e 7 – as mais altas – 17 dos 56 programas avaliados e 62,5% deles obtiveram nota igual ou superior a 5.

Seu comprometimento com a excelência e a solidariedade faz com que alcance altos níveis de qualificação, confirmados pelos últimos rankings nacionais e internacionais

Site: https://ufsc.br

Departamento de Saúde Pública

O Departamento de Saúde Pública (SPB), nos seus mais de 40 anos de existência, vem atuando na formação de profissionais na área de saúde, inserindo-se nos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fonoaudiologia e Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, atua na Pós-Graduação com o Curso de Especialização em Saúde Pública e o Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a distância.

Expressiva proporção de seus docentes também atua no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A cada semestre aproximadamente 1.050 diferentes estudantes de graduação têm aulas com os docentes do Departamento de Saúde Pública.

No Departamento de Saúde Pública está sediada a UNA-SUS/UFSC, organizadora do 29º Encontro da Rede UNA-SUS.

Site: https://saudepublica.ufsc.br/